Aqui estão, de forma geral, as temáticas que vêm sendo pesquisadas no campo da Comunicação:
Jornalismo – jornais, imprensa sindical ou institucional, jornalismo alternativo ou comunitário, história da imprensa, telejornalismo, radiojornalismo, revistas de informação, webjornalismo, fotojornalismo, jornalismo especializado, gêneros jornalísticos, assessoria de imprensa, relação com as fontes, rotinas de produção, critérios de noticiabilidade, identidade profissional do jornalista, ética jornalística, observatórios de mídia, ensino de jornalismo
Publicidade – estratégias publicitárias, estudos de marca, marketing de relacionamento, criatividade, criação, consumo, análise de publicidade em meios segmentados, história da publicidade, marketing, marketing cultural, marketing religioso, marketing de responsabilidade social, buzz marketing, merchandising, propaganda e espaços urbanos, relação entre arte e publicidade, design gráfico, jingles, propaganda institucional, legislação, marketing eleitoral, propaganda política, ensino de publicidade e propaganda
Relações públicas – comunicação organizacional, cultura organizacional, meios como ferramentas de comunicação, recursos humanos, responsabilidade social, terceiro setor, marketing cultural, marketing institucional, marketing religioso, imagem dos profissionais de relações públicas, imagem e marca institucional, avaliação de resultados, comunicação dirigida, comunicação na administração pública, ensino de RP
Televisão e vídeo – telenovelas, seriados, gêneros televisivos, história da televisão, vídeo independente, vídeo popular ou alternativo, vídeo comercial, televisão pública, legislação
Rádio – gêneros radiofônicos, rádio comunitária, rádio pública, história do rádio, legislação
Internet – cibercultura, redes sociais, comunidades virtuais, blogs, interação
Fotografia – análise de produtos, relação com a arte, representação, impacto da tecnologia
Cinema – análise de filmes, métodos de produção, captação de recursos, distribuição, mercado audiovisual, linguagem, história do cinema
Editoração – produção, leitura, livro, revistas científicas, histórias em quadrinhos
Música – consumo, tipos, representações, impacto da tecnologia
Cultura – expressões da cultura popular, identidades, gênero (mulheres), cultura de massa, grafite, corpo e comunicação, estudos de recepção
Linguagem e estética – estudos de discurso, imaginário, representações, narrativas, subjetividades, transposição de linguagens de um suporte a outro
Tecnologia – desenvolvimento de tecnologias, plataformas midiáticas, programas, modos de interação, impacto das redes digitais no consumo de produtos culturais, computação gráfica, escrita coletiva, convergência dos meios
Indústria cultural – poder dos meios, economia política, informação no capitalismo, empresas de comunicação
Teorias e metodologias da comunicação – estudos de epistemologia da comunicação, o que é ciência, metodologia de pesquisa
sexta-feira, 7 de setembro de 2007
Temas da Comunicação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário