sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Pesquisa Documental

O método da Pesquisa Documental vale-se de documentos originais, que ainda não receberam tratamento analítico por nenhum autor. Assim, esta pesquisa não se confunde com a bibliográfica. É comum, na produção de monografias da área da Comunicação, coletarmos dados em documentos bastante diversificados:

- documentos institucionais conservados em arquivos;
- documentos institucionais de uso restrito;
- documentos pessoais, como cartas e e-mails;
- fotografias, vídeos, gravações;
- leis, projetos, regulamentos, registros de cartório;
- catálogos, listas, convites, peças de comunicação;
- instrumentos de comunicação institucionais.

Existe uma dúvida sobre considerar relatórios impressos (relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticas etc.) como fonte documental ou fonte bibliográfica. Não há consenso sobre isso. Sugiro que se avalie caso a caso e se tome a decisão no escopo da pesquisa, junto com o orientador. Se o relatório é interno à empresa, por exemplo, deve ser tomado como fonte documental. Se o relatório foi distribuído para clientes e bibliotecas, deve ser tomado como fonte bibliográfica. De qualquer modo, as fontes devem estar explicitadas na monografia.

Lembre-se: todos os dados de uma pesquisa exigem a indicação de sua fonte. Se a fonte é um documento, indique-a em nota de rodapé.

Para ler sobre Pesquisa Documental:

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LOIZOS, Peter. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

MANN, Peter. Métodos de investigação sociológica. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

TAYLOR, S. J.; BOGDAN, R. Introducción a los métodos cualitativos de investigación: la búsqueda de significados. Barcelona: Paidós, 1996.

Um comentário:

di marinho disse...

Amei!!! Muito simples e objetivo..
Parabês (..)